Neobus Código de Conduta Seja bem-vindo ao site da Neobus!
 
Seu idioma: 
   
 
   
 
A Neobus
Gestão de Pessoas
Negócio, Visão Missão e Valores
Código de Conduta
Infraestrutura
Exportação
Tecnologia
Casa do Nono
 
Empresa
  A Neobus
  Gestão de Pessoas
  Negócio, Visão Missão e Valores
  Código de Conduta
  Infraestrutura
  Exportação
  Tecnologia
  Casa do Nono
Produtos
Galerias
Pós-Vendas
Comunicação
Destaques
Representantes
Vendedores
Contato

Código de Conduta

 
Código de CondutaOBJETIVO
O objetivo do Código de Conduta da Neobus é disciplinar as relações entre empresa, funcionários, clientes, fornecedores, sócio-quotistas, concorrentes, instituições públicas e comunidade em geral. Ele apresenta a postura considerada adequada e adotada pela empresa frente a diversas situações presentes no seu dia a dia.



ABRANGÊNCIA
As orientações do Código de Conduta aplicam-se a todos os funcionários da Neobus, em todo o mundo, indiferente do cargo que ocupam.



RESPONSABILIDADES
Todos tem a responsabilidade pessoal de ler, conhecer e respeitar as orientações contidas no mesmo. Quando necessário, buscar ajuda para o esclarecimento de dúvidas que surgirem.



RELAÇÃO COM FUNCIONÁRIOS
Direitos humanos e ambiente de trabalho
A empresa está comprometida em respeitar a mão de obra diversificada através de práticas que ofereçam igualdade e tratamento justo a todos os funcionários.

Os funcionários devem ter um relacionamento de dignidade e respeito um com o outro, não sendo admitidas quaisquer formas de assedio moral ou sexual.
A Neobus espera que as lideranças sejam justas e que sirvam de referência ética, liderando pelo exemplo. Cabe às lideranças também, prestar apoio aos funcionários e dando suporte para os que comunicarem alguma violação garantindo o sigilo da informação.

Para garantir o bom convívio entre todos, a empresa trabalha para reconhecer comportamentos ilegais e antiéticos, com a ajuda de todos envolvidos nesse código de conduta.


Conflito de interesses
Conflito de interesse acontece quando há comportamentos que comprometam o julgamento ou criam conflitos reais ou aparentes entre os interesses pessoais dos funcionários e os interesses da empresa. Nenhum funcionário deve utilizar sua posição na empresa para obter benefícios para si mesmo ou para outros. São eles:
  • Outro emprego: todo o trabalho externo executado por funcionário deve ficar estritamente separado de seu trabalho na empresa e não deve afetar seu desempenho no emprego, nem utilizar recursos materiais e tecnológicos da empresa. O funcionário, ao trabalhar para um fornecedor ou cliente, estará criando uma situação de conflito de interesses e agindo em desacordo com o presente código de conduta.
  • Competir com a Neobus: funcionário não pode se dedicar, direta ou indiretamente, a um negócio ou atividade que compita com produtos ou serviços da empresa, existentes ou potenciais, seja como empregado, consultor ou em qualquer outra atividade.
  • Participação em outros negócios: os funcionários não devem possuir, direta ou indiretamente, interesse financeiro em qualquer cliente, fornecedor, parceiro ou concorrente da Neobus, pois esse pode causar um conflito de interesse com a empresa.
  • Usar informações internas para benefício próprio ou de terceiros: os funcionários com acesso a informações confidenciais não tem permissão para usar ou compartilhar essas informações para fins próprios ou de terceiros. Usar informações que não sejam de conhecimento público para obter benefícios financeiros é ilegal, alem de antiético.


Proteção e utilização dos ativos da empresa
Para realização das atividades profissionais, são disponibilizados bens, equipamentos e informações da Neobus. Esses devem ser utilizados exclusivamente para fins do desempenho de nossas atividades na empresa e não para fins não autorizados ou pessoais.

Todos os funcionários tem a responsabilidade de ajudar a proteger e preservar os bens e a propriedade da Neobus, tomando as seguintes providências:
  • Usar os ativos corretamente no trabalho e protegendo-os quando não estiver em uso;
  • Notificando a área de segurança da empresa sobre objetos perdidos ou furtados;
  • Notificando a área de segurança sobre qualquer atividade ou ameaça criminosa, conhecida ou suspeita, visando o cuidado e preocupação com a empresa


Informações reservadas
Informações reservadas devem ser tratadas com cuidado, pois incluem propriedade intelectual da Neobus. Por isso é proibido, e pode ser ilegal, usar ou divulgar, sem autorização, as informações reservadas da empresa.

Armazene e proteja informações delicadas, tornando-as disponíveis somente de acordo com as necessidades, impedindo acesso, uso ou remoção não autorizada.

Trate as informações reservadas de terceiros com o mesmo cuidado, para evitar a apropriação e o uso indevido das mesmas.


Presente ou benefícios ilícitos
É proibido aos funcionários da empresa o oferecimento ou a aceitação de presentes ou benefícios ilícitos de qualquer natureza que possam ser relacionados com qualquer tipo de negociação no contexto Neobus. Exceto objetos de pequeno valor classificados como brindes de marketing.

Em situações que envolvam um oferecimento de natureza cerimonial, discuta a situação com o seu superior, para que não seja prejudicial recusar o presente.



Contratação de parentes
A relação de parentesco entre funcionário e candidato a emprego não deve ser fator de privilégio deste em relação a outros candidatos que estão disputando a mesma oportunidade de trabalho.

Não é permitida a contratação de parentes próximos na mesma área de trabalho, nem é permitida a relação chefe-subordinado entre pessoas com laços familiares.



RELAÇÃO COM CLIENTES
A empresa incentiva o relacionamento duradouro e de confiança mutua com seus clientes, pois estes são a razão do seu negócio.

É dever de todos os funcionários manterem elevado nível de profissionalismo no relacionamento com os clientes, proporcionando a eles, um serviço de atendimento cortes e eficiente.



RELAÇÕES COM PARCEIROS
A empresa incentiva o relacionamento duradouro e de confiança mutua com seus parceiros, baseado em critérios éticos e técnicos que sustentem o cumprimento das obrigações de cada parte e o atendimento dos interesses comuns.

Nenhum integrante do quadro profissional de parceiros pode pertencer ao quadro profissional da Neobus, independente do nível ou área de atuação.

Não é admitido o fornecimento de produtos ou serviços por empresas cujos dirigentes, sócios ou representantes tenham laços familiares com funcionários ou sócio-quotistas da Neobus, que atuem em área contratante ou que estejam em posição que possa influenciar diretamente a tomada de decisões.

Da mesma forma, não é permitida a venda de produtos ou serviços para distribuidores e revendedores cujos dirigentes ou sócios tenham laços familiares com empregados, executivos ou sócio-quotistas da Neobus.



RELAÇÃO COM CONCORRENTES
A empresa preza pelo respeito aos seus concorrentes e acredita que sua vantagem competitiva se dá por meio do desempenho superior, em oposição a práticas comerciais ilegais ou antiéticas.

As relações com concorrentes devem ser estabelecidas através de Associações de Classe, evitando-se tratar diretamente com pessoas ligadas a tais empresas, exceto em situações pontuais expressamente autorizadas pela direção da empresa.



RELAÇÃO COM SÓCIOS-QUOTISTAS
Cabe aos sócio-quotistas, assegurar as condições necessárias à implementação e execução do presente código de conduta, bem como cumprir todas as regras aqui estabelecidas.



RELAÇÕES COM MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
A empresa atribui alta prioridade a questões relativas ao meio ambiente e a saúde e segurança dos funcionários e da comunidade. A Neobus opera de acordo com a lei e regulamentos de segurança ambiental.

Além de respeitar as leis, todas as operações são realizadas sempre procurando minimizar a quantidade de detritos, de poluição e exposição a condições de substâncias perigosas, administrando de maneira responsável, todos os recursos e materiais usados em nosso negócio.

Da mesma forma, a empresa tem o compromisso de desenvolver ações de responsabilidade social, estimulando a formação de cidadãos responsáveis e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.



RELAÇÕES COM GOVERNO E PARTIDOS POLÍTICOS
Para o adequado desempenho de suas atividades, a empresa objetiva manter bom relacionamento com entidades e representantes governamentais, de forma imparcial e sem qualquer conotação político-partidária.

Os funcionários que desenvolverem atividades político-partidárias deverão fazer em caráter particular, em ambiente distinto ao da empresa e de forma que não prejudique as suas atividades profissionais.



RELAÇÕES COM IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Declarações ao público e a imprensa, bem como a divulgação de informações de ordem operacional, econômica e financeira, somente podem ser feitas por pessoas expressamente autorizadas pela empresa.



COMITÊ DE CONDUTA
O comitê de conduta é composto pelos seguintes integrantes:
- Gerentes de Recursos Humanos
- Diretores

Suas principais atribuições são:
  • Implementação e manutenção do Código de Conduta da Neobus.
  • Atualização, manutenção e divulgação dos padrões de conduta, aqui estabelecidos, para todos os públicos interessados.
  • Apreciação de todos os casos que cheguem ao seu conhecimento sobre possível conflito com as diretrizes estabelecidas neste código e avaliação de situações não previstas no mesmo.


OBTENDO AJUDA E INFORMANDO VIOLAÇÕES
Embora algumas decisões e respostas sobre ética e conduta nem sempre sejam óbvias ou fáceis, nunca hesite em questionar, discutir uma preocupação ou informar uma violação.

Para isso, discuta o assunto com seu superior, caso não tenha o conhecimento necessário para lhe ajudar, irá obter a assistência necessária. Caso prefira, você pode formalizar sua informação ou preocupação para o Comitê de Conduta utilizando os meios disponibilizados pela empresa para essa finalidade.



PENALIDADES POR VIOLAR O CÓDIGO DE CONDUTA
Os funcionários que violarem o Código de Conduta estarão sujeitos a medidas disciplinares, podendo resultar, inclusive, na sua demissão por justa causa e em processo penal.

Entende-se por violação: “Agir contra ou em desacordo com o Código de Conduta”.



VIGÊNCIA DO CÓDIGO DE CONDUTA
O Código de Conduta vigora desde 01 de setembro de 2008. As situações que sejam conflitantes com as disposições por ele emanadas, ocorridas anteriormente a esta data, serão avaliadas pelo Comitê de Conduta, para posterior decisão.

 

 
 
2011 San Marino Neobus. Todos os direitos reservados.